Objetiva normal – comprar ou não comprar?
- Núcleo de Arte Fotográfica
- 30 de abr. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de ago. de 2020

As objetivas fixas, como a que abordamos neste artigo – a normal, não nos permitem abrir ou fechar o ângulo de abordagem sobre a cena sem que tenhamos, para isso, que nos mover andando para frente ou para trás considerando que seu ângulo de visão é fixo. Em uma reportagem dinâmica ou um casamento potencialmente mais lento, se deslocar fisicamente muitas vezes se torna um problema ou quase impossível em algumas situações de pouco espaço ou tempo para fazê-lo. Por este motivo, a 50 mm não seria a objetiva recomendada para um fotógrafo que necessitará alterar repentinamente sua abordagem angular sobre a cena. Repare este profissional em campo e perceberá que sua lente é de tamanho destacado e longa – na maioria das vezes, uma teleobjetiva bem ampla no que se refere sua distância focal;
A 50 mm, a lente conhecida como normal, oferece um ângulo de abordagem muito familiar, comum à percepção do olho humano tornando o resultado do ato fotográfico menos interessante e previsível, sob o ponto de vista angular, por conta dessa perspectiva de abordagem mais comum. E, se você utiliza uma câmera com fator de corte do tipo APS-C, as câmeras identificadas como cropada, não estamos falando de uma objetiva normal, mas de uma meia tele visto que seu sensor digital (CMOS) é de formato menor alterando sua distância focal para um valor superior ao da descrição da lente em um fator que pode variar entre 1,5 e 1,6. Assim, referir-se à objetiva 50 mm como uma objetiva normal é no mínimo um erro. Porém, ainda é uma objetiva fixa e por isso de abordagem angular fixa, limitada e que requer um nível de uso bem específico, pontual;
As câmeras “digitais” utilizam um sensor que substituiu o filme no processo de obturação da imagem. Este sensor quando acionado, produz eletricidade estática. Isso significa que qualquer impureza que esteja no corpo da câmera, muito provavelmente será sugada e fixada sobre o sensor provocando sua visualização em todas as fotografias produzidas após este fato. Este acontecimento é relativamente comum e, mais cedo ou tarde, acontecerá com sua câmera ainda que você evite substituições recorrentes de objetivas. Porém, na medida em que você, repetidas vezes, expõe ao tempo o corpo da câmera sem uma objetiva, seja por necessidade de troca de uma lente ou simples falta de planejamento operacional, a possibilidade de alguma impureza entrar o corpo da câmera e se prender ao sensor na hora em que uma imagem for obturada é muito grande. Por este motivo, quanto menos se promove a troca da objetiva, sobretudo em campo aberto, menor será este risco. Contudo, se você insiste em utilizar a sua lente 50 mm, este fato vai acontecer mais rapidamente considerando que você, necessariamente, precisará trocar de objetiva porque a sua fixa não será útil durante todo o tempo de uso em uma reportagem social, por exemplo. Por isso, quanto menos vezes for necessário trocar a objetiva, menor será o risco de se sujar o sensor da câmera. Podemos concluir que o melhor investimento para quem trabalha com reportagens, é investir em uma lente “zoom” com uma variação angular adequada ao trabalho permitindo melhor proveito e menos riscos gerais;
A 50 mm é uma objetiva fixa e de poucos elementos óticos. Isso significa que ela naturalmente possui uma profundidade de campo relativamente ampla, grande. Por este motivo, em algumas situações em que você esteja buscando, projetando operar com uma profundidade de campo menor com o objetivo de desfocar parte da área anterior e ou posterior da imagem, ainda que suavemente, muito provavelmente você não conseguirá esse tão perseguido e desejado efeito. Vale ressaltar que a opção em trabalhar, ainda que seja em uma situação já prevista, para produzir uma fotografia já planejada, naturalmente requer que o equipamento também seja planejado. Cabe aqui ressaltar que, de maneira geral, quanto menos elementos óticos em um corpo de objetiva, maior será a profundidade de campo obtida na imagem e vice-versa...
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